sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Os 5 segredos de um logotipo de sucesso

*por Pedro Renan
As marcas mais bem sucedidas estão sempre representadas por logotipos que já se transformaram em ícones da nossa cultura e estão muita vezes associados a bom gosto, além de conferirem status para quem consome o produto.
O logo também pode carregar uma série de conceitos, como missão, valores e personalidade da empresa, comunicando suas qualidades mais importantes.
Por se tratar de um símbolo que tem como uma de suas características a simplicidade, há quem pense que a tarefa de desenvolver um logotipo não requer muito esforço; porém, criar um logotipo é muito mais que desenhar algumas formas e escolher uma tipografia bonita. O designer que valoriza o dinheiro pago pelo cliente e o empresário que reconhece a importância da imagem de sua marca sabem que é preciso muito trabalho, pesquisa e criatividade.
Abaixo, confira os 5 segredos de um logotipo de sucesso.

Conheça bem o seu mercado

Isso também significa que você deve conhecer a fundo todas as características do seu negócio, seu público e suas peculiaridades, assim como a concorrência. Antes de qualquer coisa, entenda quem é a empresa no mercado e esteja ciente dos diferenciais, para que isso possa ser traduzido no logo.
Conhecer como as pessoas enxergam a empresa e saber o que elas esperam do produto e o que ele representa para elas também é de suma importância. Informações como faixa etária, escolaridade, classe social, gênero, tamanho da família e costumes vão ajudar a definir detalhes importantes como desenho, fonte e cores.
Entender a concorrência também irá ajudar, pois assim é possível encontrar um diferencial no posicionamento, além de ajudar a identificar erros que podem ser evitados no futuro.

Procure o seu diferencial

Saiba o que o cliente busca: se é ter estilo, diferenciar-se dos outros, ficar mais bonito ou se encaixar em um grupo. Liste os conceitos que devem ser transmitidos por meio da marca, porém, tome cuidado para que não sejam muitos e acabem confundindo as pessoas.
Lembre-se de que o conceito é que irá atrair e convencer as pessoas a consumirem seus produtos, assim, nao deixe de transmiti-los em toda a comunicação, do logotipo ao ponto de vendas.
Veja o logo do Twitter, por exemplo: ele consegue passar o conceito de um microblog que só envia mensagens curtas de uma maneira muito eficaz.
Os 5 segredos de um logotipo de sucesso
Perceba aí também a importância de ser original e criar algo exclusivo, afinal, o que deu certo com outras marcas pode não ser o que você precisa. Pesquisar referências é importante, mas é preciso muito cuidado para não copiar o trabalho de outras pessoas, pois isso comprometerá sua credibilidade e possivelmente acarretará problemas com a justiça.
Quando sua marca busca o diferencial nos produtos e na comunicação visual, isso se reflete na maneira como as pessoas a enxergam, pois seu símbolo ganhará mais força e será associado mais facilmente pelo público. Veja a Apple, que tem um logotipo que hoje é relacionado não apenas a produtos com um design diferenciado e de alta tecnologia, mas também a status social e estilo.
Os 5 segredos de um logotipo de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário