*por Pedro Renan
As marcas mais bem sucedidas estão sempre representadas por logotipos
que já se transformaram em ícones da nossa cultura e estão muita vezes
associados a bom gosto, além de conferirem status para quem consome o
produto.
O logo também pode carregar uma série de
conceitos, como missão, valores e personalidade da empresa, comunicando
suas qualidades mais importantes.
Por se tratar de um símbolo que tem como
uma de suas características a simplicidade, há quem pense que a tarefa
de desenvolver um logotipo não requer muito esforço; porém, criar um
logotipo é muito mais que desenhar algumas formas e escolher uma
tipografia bonita. O designer que valoriza o dinheiro pago pelo cliente e
o empresário que reconhece a importância da imagem de sua marca sabem
que é preciso muito trabalho, pesquisa e criatividade.
Abaixo, confira os 5 segredos de um logotipo de sucesso.
Conheça bem o seu mercado
Isso também significa que você deve
conhecer a fundo todas as características do seu negócio, seu público e
suas peculiaridades, assim como a concorrência. Antes de qualquer coisa,
entenda quem é a empresa no mercado e esteja ciente dos diferenciais,
para que isso possa ser traduzido no logo.
Conhecer como as pessoas enxergam a
empresa e saber o que elas esperam do produto e o que ele representa
para elas também é de suma importância. Informações como faixa etária,
escolaridade, classe social, gênero, tamanho da família e costumes vão
ajudar a definir detalhes importantes como desenho, fonte e cores.
Entender a concorrência também irá
ajudar, pois assim é possível encontrar um diferencial no
posicionamento, além de ajudar a identificar erros que podem ser
evitados no futuro.
Procure o seu diferencial
Saiba o que o cliente busca: se é ter
estilo, diferenciar-se dos outros, ficar mais bonito ou se encaixar em
um grupo. Liste os conceitos que devem ser transmitidos por meio da
marca, porém, tome cuidado para que não sejam muitos e acabem
confundindo as pessoas.
Lembre-se de que o conceito é que irá
atrair e convencer as pessoas a consumirem seus produtos, assim, nao
deixe de transmiti-los em toda a comunicação, do logotipo ao ponto de
vendas.
Veja o logo do Twitter, por exemplo: ele
consegue passar o conceito de um microblog que só envia mensagens
curtas de uma maneira muito eficaz.
Perceba aí também a importância de ser
original e criar algo exclusivo, afinal, o que deu certo com outras
marcas pode não ser o que você precisa. Pesquisar referências é
importante, mas é preciso muito cuidado para não copiar o trabalho de
outras pessoas, pois isso comprometerá sua credibilidade e possivelmente
acarretará problemas com a justiça.
Quando sua marca busca o diferencial nos
produtos e na comunicação visual, isso se reflete na maneira como as
pessoas a enxergam, pois seu símbolo ganhará mais força e será associado
mais facilmente pelo público. Veja a Apple, que tem um logotipo que
hoje é relacionado não apenas a produtos com um design diferenciado e de
alta tecnologia, mas também a status social e estilo.
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