quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Análise Econômico-Financeiro

Categoria: Finanças por Prof. Paulo Oliveira  
 
O desempenho financeiro de uma empresa depende, basicamente, da sua forma de gestão. Em boletim anterior, foi apresentado o Fluxo de Caixa, ferramenta da empresa.
 
Foi esclarecido que a empresa pode quebrar se não tiver um controle do seu fluxo de caixa.
 
Completamente, o Balanço Patrimonial – BP e a Demonstração do Resultado do Exercício – DRE fornecem elementos que podem propiciar novos horizontes para melhorar o desempenho financeiro da empresa. Veja o caso, por exemplo, de uma empresa que está gerando lucros e não tem recursos financeiros suficientes para saldar seus compromissos. Neste caso, pode-se perguntar: como pode a empresa estar gerando lucros e não ter dinheiro suficiente para saldar suas dívidas? O fato pode ser explicado por meio da análise dos Ciclos.
 
As empresas têm ciclos, que podem ser definidos como Ciclo Operacional (CO), Ciclo Econômico (CE) e Ciclo Financeiro (CF). A análise dos ciclos da empresa esclarece se a empresa está financiando terceiros, se está sendo financiada por terceiros, se está com o nível de estoque adequado e outras informações relevantes.
 
Nesta oportunidade examinaremos o Ciclo Operacional. O CO é, normalmente, medido em número de dias. No caso da farmácia, por exemplo, é o número de dias compreendido desde a compra (C) dos medicamentos (e outros itens pra revenda), passando pelo pagamento ao fornecedor (PF), pela venda dos medicamentos (V), até o recebimento da venda (RV).
 
A apuração do Ciclo Operacional envolve o Prazo Médio de Estocagem (PME) e o Prazo Médio de Recebimento das Vendas (PMRV). Os prazos Médios mostram quantos dias a empresa demora, em média, para receber suas vendas, para pagar suas compras e para renovar seu estoque. Quanto maior for a velocidade de recebimento de vendas e de renovação de estoque, melhor.  O PME indica, em média, quantos dias a empresa leva para vender seu estoque. Quanto maior o estoque em número de dias, maior necessidade de recursos possui a empresa. O PMRV indica, em média, quantos dias a empresa espera para receber suas  vendas.
 
O CO, o PME e  o PMRV são apurados da seguinte forma:
 
CO = PME + PMRV;
 
PME = EM x N
         CMV
 
PMRV = DRM x N
               V
 
Onde:
 
EM = Estoque Médio = (Estoque Inicial + Estoque Final) /2
 
CMV = Custo das Mercadorias Vendidas => El + Compras – EF
 
DRM = Média de Duplicatas a Receber = (DR Inicial + DR Final)/2
 
V = Vendas = Vendas Brutas menos as Devoluções e Abatimentos
 
N = Números de dias do período considerado = 30, 60, 90, ..., 365.

Nenhum comentário:

Postar um comentário