terça-feira, 3 de setembro de 2013

Perfil de consumo no atual mercado brasileiro


Atualmente a população está em um “bom momento econômico”, apesar das ameaças promovidas e alastradas para o Brasil, pela crise econômica de 2008. Como em todos os países emergentes que vivem este momento, a comercialização está em alta e estável o suficiente para segurar uma economia do porte da brasileira, que é hoje a 6ª maior mundo, ao ponto de o PIB de 2012 só se manter positivo devido ao comercio interno que esteve aquecido durante todo o ano.
No entanto, economistas de diversas agências de risco afirmam que o momento requer cautela. O que se recomenda é contenção de despesas, com os incentivos do governo para as grandes e pequenas empresas. A economia que “já caminhava a passos largos não vai agora correr”. Em 2012, as famílias brasileiras só conseguiram acumular segundo o IBGE, o equivalente a 4,71% do valor do PIB – que é a soma de tudo que é produzido no país – enquanto os chineses (2ª maior economia do mundo) economizaram 20% do que foi produzido em seu território.
O fator mais importante e que melhor explica essa baixa acumulação de capital da população é a fantasia de um sistema previdenciário funcional, que garantiria seu padrão de vida, não se levando em conta é que a renda só diminuía o passo em que as despesas aumentam. Por conta desta ilusão, não direcionam renda para cadernetas de poupanças ou quaisquer outros métodos mais prudentes e comedidos de preservar seu patrimônio. As famílias estão mais endividadas a cada dia, envoltas em juros e prestações infindáveis, devido ao dispêndio desenfreado que já faz parte de nossa cultura recente.
Com essa facilidade que a globalização nos trouxe, em agilizar por meio da internet compras e surgimento de novas maneiras de adquirir bens, tal como as compras coletivas, que além de exaurir os estoques das lojas, nivelam mais os preços dos produtos, garantindo ao consumidor comodidade em poder fazer compras no conforto de sua casa. As ofertas ficaram muito mais atrativas, além de mais concorrenciais, pois com a maior quantidade de oferta o mercado estabilizou os preços e investindo em tecnologia e inovação para que seus produtos tenham diferenciais no mercado. 


                                                                              - Igor Aquino
 

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