terça-feira, 24 de setembro de 2013

Johan Jonsson, CEO da Agente Imóvel, discute inovação e empreendedorismo

Seguindo a atualização geral do mercado imobiliário online no Brasil, a Agente Imóvel – lançada pelo empreendedor sueco Johan Jonsson – vem inovando e apostando em inteligência de busca para se destacar entre os outros portais. Conversamos com Johan sobre a idéia que deu origem ao projeto e os desafios de ser um empreendedor no Brasil.
Segundo Johan, seu portal surgiu de um problema que ele mesmo sofreu. A dificuldade em buscar imóveis online ou em jornais impressos no Brasil de forma eficiente e informativa, principalmente com o objetivo de comparar preços com imóveis similares na região – foi a experiência que impulsionou o projeto. A idéia era criar um recurso online para encontrar propriedades de forma inteligente em um mercado enorme como o do Brasil que, como Johan ressalta, é maior no Rio de Janeiro que na Suécia inteira, mas está sendo mal aproveitado.
Johan Jonsson, CEO da Agente Imóvel, discute inovação e empreendedorismo
“A Suécia é provavelmente o líder mundial em visitantes de sites imobiliários per capita – mais de 30% já visitaram algum portal 4 vezes ou mais. A tendência é a mesma na Inglaterra – o portal imobiliário líder do mercado é o sexto site mais visitado no Reino Unido. Imagine este número aplicado ao Brasil futuramente…”, diz o empreendedor.
Quanto às diferenças entre empreender na Suécia e no Brasil, Johan relata que o imposto é uma diferença importante. Ao contrário dos subsídios oferecidos no país norte-europeu, no Brasil as start-ups são taxadas severamente, tendo que crescer com o peso dos impostos nas costas. A burocracia com estrangeiros também é elevada, sendo difícil abrir uma empresa ou até conta bancária. Mas ser estrangeiro não é só prejuízo – ser um empreendedor estrangeiro no país tem suas vantagens:
“Experiência, em uma palavra. Vindo de um dos países mais conectados à Internet (acima de 90% da população está online) e também participando da mídia quase desde o início, eu tenho a vantagem de aplicar meu conhecimento sobre como o internauta evoluiu antes que a onda comece no Brasil.”
A experiência se reflete no projeto; entre as novidades que Johan traz vem a capacidade de reservar, pagar e até parcelar locações por temporada na própria interface, utilizando o sistema de pagamentos Braspag. Com isso, a parte incerta de pagamento e garantia de reserva é remediada de forma segura para o proprietário e o consumidor. Outras áreas do site, como a página de venda de apartamentos em SP, contam com refinadores de pesquisa como “Imóveis com preço alterado” e “Busca por palavra-chave” que vêm a calhar para o usuário.
Esse tipo de inovação anda lado-a-lado com o boom de empreendedores estrangeiros no país e fortalece as opções de e-commerce no Brasil, além de estimular a competição e gerar recursos mais equipados para lidar com nosso mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário