Seguindo a atualização geral do mercado
imobiliário online no Brasil, a Agente Imóvel – lançada pelo
empreendedor sueco Johan Jonsson – vem inovando e apostando
em inteligência de busca para se destacar entre os outros portais.
Conversamos com Johan sobre a idéia que deu origem ao projeto e os
desafios de ser um empreendedor no Brasil.
Segundo Johan, seu portal surgiu de um
problema que ele mesmo sofreu. A dificuldade em buscar imóveis online ou
em jornais impressos no Brasil de forma eficiente e informativa,
principalmente com o objetivo de comparar preços com imóveis similares
na região – foi a experiência que impulsionou o projeto. A idéia era
criar um recurso online para encontrar propriedades de forma inteligente
em um mercado enorme como o do Brasil que, como Johan ressalta, é maior
no Rio de Janeiro que na Suécia inteira, mas está sendo mal
aproveitado.
“A Suécia é provavelmente o líder
mundial em visitantes de sites imobiliários per capita – mais de 30% já
visitaram algum portal 4 vezes ou mais. A tendência é a mesma na
Inglaterra – o portal imobiliário líder do mercado é o sexto site
mais visitado no Reino Unido. Imagine este número aplicado ao Brasil
futuramente…”, diz o empreendedor.
Quanto às diferenças entre empreender na
Suécia e no Brasil, Johan relata que o imposto é uma diferença
importante. Ao contrário dos subsídios oferecidos no país norte-europeu,
no Brasil as start-ups são taxadas severamente, tendo que
crescer com o peso dos impostos nas costas. A burocracia com
estrangeiros também é elevada, sendo difícil abrir uma empresa ou até
conta bancária. Mas ser estrangeiro não é só prejuízo – ser um
empreendedor estrangeiro no país tem suas vantagens:
“Experiência, em uma palavra. Vindo de
um dos países mais conectados à Internet (acima de 90% da população está
online) e também participando da mídia quase desde o início, eu tenho a
vantagem de aplicar meu conhecimento sobre como o internauta evoluiu
antes que a onda comece no Brasil.”
A experiência se reflete no projeto;
entre as novidades que Johan traz vem a capacidade de reservar, pagar e
até parcelar locações por temporada na própria interface, utilizando o
sistema de pagamentos Braspag. Com isso, a parte incerta de pagamento e
garantia de reserva é remediada de forma segura para o proprietário e o
consumidor. Outras áreas do site, como a página de venda de apartamentos em SP, contam
com refinadores de pesquisa como “Imóveis com preço alterado” e “Busca
por palavra-chave” que vêm a calhar para o usuário.
Esse tipo de inovação anda lado-a-lado
com o boom de empreendedores estrangeiros no país e fortalece as opções
de e-commerce no Brasil, além de estimular a competição e gerar recursos
mais equipados para lidar com nosso mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário