sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Headhunters: Parceiros estratégicos das micro e médias empresas

As empresas do mundo inteiro estão sofrendo com dados preocupantes acerca do mercado de trabalho: a possibilidade de um futuro apagão de mão de obra, pela falta de indivíduos qualificados para desempenhar certas funções, pode atingir as organizações, que se vêem obrigadas a pagarem um alto valor aos profissionais que atendem a tais vagas, criando assim, uma tendência à inflação salarial. Ou seja, profissionais qualificados tendem a ficarem cada vez mais escassos, caros e disputados e, o crescimento das remunerações é inversamente proporcional a formação da mão de obra. Essas organizações também devem estar seguras que o candidato é o mais apto para o cargo oferecido, para que uma vez funcionário, ele venha desempenhar sua função de maneira eficiente, e assim, contribuir para a maximização da produtividade e melhor qualidade dos serviços prestados.
Diante desse cenário, as empresas de médio porte, que estão em fase de desenvolvimento e ainda não têm seus nomes consolidados, têm dificuldades para encontrar profissionais que atendam suas demandas. Seus departamentos de RH são pequenos, ou até mesmo inexistentes e sem muita experiência em recrutamento, por isso não conseguem atrair o interesse de candidatos. Além disso, a contratação de agências de emprego não são mais vantagens, pois essas entregam perfis isolados, sem nenhuma análise especializada.
Para pesquisar os profissionais mais qualificados dentro do mercado de trabalho, as empresas vêm contratando cada vez mais o serviço dos headhunters, que na tradução literal significa “caçadores de cabeças”. O headhunter pode ser um grande parceiro das empresas que querem otimizar sua equipe gerencial, esse profissional recruta talentos, através de uma triagem de acordo com os padrões pré-estabelecidos pela contratante, geralmente para cargos a nível administrativo.
Ele identifica os pontos fortes e fracos dos candidatos, investiga suas vidas profissionais, suas prioridades e ambições e, a partir de então, seleciona alguém que realmente agregará valor à empresa. Porém, é importante ressaltar que o headhunter não decide quem assumirá o cargo, a contratação fica a cargo da empresa. Esse profissional pode atuar também como um consultor da empresa, mostrando as soluções para melhorar a política de gestão de pessoas e como usar a marca de forma mais eficiente, para assim atrair os melhores candidatos.

Contratar o funcionário certo para uma vaga de emprego é crucial para o desenvolvimento de uma organização e, com os clientes cada vez mais exigentes e a concorrência no mercado acirrada, cada minuto do tempo torna-se precioso. Por isso, as vantagens de uma companhia contratar um headhunter são a agilidade, minuciosidade e eficiência, além da ética profissional firmada pela companhia contratante e o headhunter, no que se refere ao sigilo do serviço prestado e respeito aos direitos do profissionais envolvidos. O modelo utilizado é personalizado, de acordo com o contexto vivido por cada companhia, sua cultura, seus valores, limitações de orçamento e necessidades. Por esses motivos, fica a garantia de que o sistema de hunting irá levar resultados satisfatórios à empresa contratante.

                                                                                                                              
                                                                                                                                         Tâmara de Sá
 

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