terça-feira, 24 de setembro de 2013

Inflação semanal medida pelo IPC-S sobe em 3 de 7 capitais, diz FGV

Altas aconteceram em Brasília, Belo Horizonte e São Paulo.
No geral, o IPC-S ficou estável em 0,27% no período.

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu em três das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) na terceira semana de setembro, de acordo com divulgação desta terça-feira (24).
No geral, o IPC-S  ficou estável em 0,27% no período, repetindo resultado registrado na última divulgação.
Três das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação, enquanto quatro registraram decréscimo.

As altas aconteceram em Brasília (de 0,32% para 0,33%), Belo Horizonte (de 0,29% para 0,37%) e São Paulo (de 0,19% para 0,30%).
Em Salvador a queda foi ampliada de 0,06% na semana anterior para 0,08%; em Recife, a alta recuou de 0,27% para 0,22% e, no Rio de Janeiro, houve recuo de 0,33% para 0,32%.

Programa de Trainee Itaú BBA 2013 – Inscrições até 30 de setembro

Estão abertas as inscrições para o Programa de Trainee Itaú BBA 2013. O programa oferece uma oportunidade imperdível de desenvolvimento e crescimento profissional para os jovens. Ele permite aos selecionados conhecer diversas áreas ou focar naquela que mais se identificar, sendo acompanhados pelos principais executivos do banco e com a possibilidade de uma rotação internacional.
O programa de trainee do Itaú BBA, que tem duração de 12 meses, possui mais de 20 treinamentos e horários flexíveis no período de aulas, contribuindo para uma formação ainda mais completa do universitário ou recém-formado que ingressar no programa.
O prazo de inscrição para termina no dia 30 de setembro, por isso é bom você correr! Acesse agora mesmo o site estagioetraineeitaubba.com.br e faça sua inscrição! Nele, você também encontra informações sobre o estágio e estágio de férias.
Programa de Trainee Itaú BBA 2013   Inscrições até 30 de setembro
Pré-requisitos
  • Talentos determinados, questionadores e antenados, que gostem de trabalhar em equipe e não se acomodam em um patamar de resultados, por melhor que ele seja.
  • Estudantes do último ano de graduação ou recém-formados nos últimos 12 meses nos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Economia, Estatística, Física e Matemática, com nível avançado em inglês e raciocínio lógico-matemático.
Benefícios:
  • Assistência médica e odontológica;
  • Orientação física e esportiva;
  • Previdência Privada e Seguro de vida;
  • Vale-refeição e Vale-alimentação;
  • Descontos e vantagens em academias, agências de turismo, clínicas de beleza e estética, escolas de idiomas, restaurantes e em diversos outros serviços e estabelecimentos.
O Programa de Trainee Itaú BBA conta, ainda, com um inovador sistema de remuneração baseado em meritocracia e total crash, oferecendo remuneração fixa + variável. Desta forma, a remuneração final do Trainee dependerá da sua atuação.
Além destes, o Itaú BBA conta ainda com inúmeros outros benefícios que auxiliam o trainee a se tornar um profissional completo, com experiência internacional e um alto índice de desempenho de competências essenciais aos homens de negócio do futuro.
E então, que tal se desenvolver em um ambiente criativo e desafiador, onde você pode fazer a diferença ao lado dos melhores profissionais do mercado? Sem dúvida será uma experiência muito valiosa para sua carreira. Faça agora mesmo a sua inscrição pelo site: estagioetraineeitaubba.com.br.
Acompanhe o processo em facebook.com/traineesitaubba.

Johan Jonsson, CEO da Agente Imóvel, discute inovação e empreendedorismo

Seguindo a atualização geral do mercado imobiliário online no Brasil, a Agente Imóvel – lançada pelo empreendedor sueco Johan Jonsson – vem inovando e apostando em inteligência de busca para se destacar entre os outros portais. Conversamos com Johan sobre a idéia que deu origem ao projeto e os desafios de ser um empreendedor no Brasil.
Segundo Johan, seu portal surgiu de um problema que ele mesmo sofreu. A dificuldade em buscar imóveis online ou em jornais impressos no Brasil de forma eficiente e informativa, principalmente com o objetivo de comparar preços com imóveis similares na região – foi a experiência que impulsionou o projeto. A idéia era criar um recurso online para encontrar propriedades de forma inteligente em um mercado enorme como o do Brasil que, como Johan ressalta, é maior no Rio de Janeiro que na Suécia inteira, mas está sendo mal aproveitado.
Johan Jonsson, CEO da Agente Imóvel, discute inovação e empreendedorismo
“A Suécia é provavelmente o líder mundial em visitantes de sites imobiliários per capita – mais de 30% já visitaram algum portal 4 vezes ou mais. A tendência é a mesma na Inglaterra – o portal imobiliário líder do mercado é o sexto site mais visitado no Reino Unido. Imagine este número aplicado ao Brasil futuramente…”, diz o empreendedor.
Quanto às diferenças entre empreender na Suécia e no Brasil, Johan relata que o imposto é uma diferença importante. Ao contrário dos subsídios oferecidos no país norte-europeu, no Brasil as start-ups são taxadas severamente, tendo que crescer com o peso dos impostos nas costas. A burocracia com estrangeiros também é elevada, sendo difícil abrir uma empresa ou até conta bancária. Mas ser estrangeiro não é só prejuízo – ser um empreendedor estrangeiro no país tem suas vantagens:
“Experiência, em uma palavra. Vindo de um dos países mais conectados à Internet (acima de 90% da população está online) e também participando da mídia quase desde o início, eu tenho a vantagem de aplicar meu conhecimento sobre como o internauta evoluiu antes que a onda comece no Brasil.”
A experiência se reflete no projeto; entre as novidades que Johan traz vem a capacidade de reservar, pagar e até parcelar locações por temporada na própria interface, utilizando o sistema de pagamentos Braspag. Com isso, a parte incerta de pagamento e garantia de reserva é remediada de forma segura para o proprietário e o consumidor. Outras áreas do site, como a página de venda de apartamentos em SP, contam com refinadores de pesquisa como “Imóveis com preço alterado” e “Busca por palavra-chave” que vêm a calhar para o usuário.
Esse tipo de inovação anda lado-a-lado com o boom de empreendedores estrangeiros no país e fortalece as opções de e-commerce no Brasil, além de estimular a competição e gerar recursos mais equipados para lidar com nosso mercado.

Administração Política: Conceito, História e Perspectivas

Convite aos alunos das disciplinas Trabalho Interdisciplinar Dirigido II e IV e o 8º semestre de Administração.

Na quarta-feira (25/09), às 19 horas, na sala 125, acontecerá a palestra “Administração Política: Conceito, História e Perspectivas”, com o professor Elinaldo Leal Santos.
Apresentação: Sabe-se que a partir de 1980 iniciou-se no Brasil uma discussão acerca da Administração e suas percepções enquanto ciência, arte ou ideologia. Nesse sentido, passou a se discutir a epistemologia do termo, bem como seu objeto de estudo e sua contribuição para sociedade. Baseado nessas questões a Administração passou a ser vista a partir de maior reflexão e critica dando margem para surgimento de pesquisas que mais tarde vieram o consolidar o surgimento da administração política. Hoje, além de uma nova perspectiva, apoiada por vários grupos de pesquisa em todo o pais, surge a necessidade de transformar o papel do profissional de administração na sociedade. Justifica-se então a importância dessa palestra para estudantes de administração desta instituição.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Semana do Administrador FTC - Itabuna 2013

Entre os dias 09 à 12 de Setembro de 2013 na FTC - Itabuna realizou-se a Semana do Administrador em comemoração ao dia do Profissional em Administração.
Na segunda 09.09 abrindo as comemorações realizou-se no Auditório da Faculdade a abertura do evento com as palestras do Conselho Regional de Administração - Itabuna-BA (CRA-BA), falando da importância de ser filiado ao conselho e logo após a palestra com o ADM. Mestre Profº. Luciano Alves Dias onde expôs sobre o tema de Logística falando sobre a importância da área e a abrangência do mercado de trabalho.
Na terça-feira dia 10.09 houveram várias oficinas nas salas e no auditório da FTC.
Na quarta-feira 11.09 foram as apresentações dos Cases de Sucesso, empresas de sucesso em Itabuna e na região. Nossa turma do 2º semestre apresentamos sobre o HOSPITAL DE OLHOS BEIRA RIO.
E na quinta-feira 12.09 encerrando as comemorações do Dia do Administrador no auditório assistirmos uma palestra sobre Educação Financeira com o Professor e Mestre Omar, professor da UESC e ex-professor da Rede FTC-Itabuna.
Confira algumas fotos do nosso evento.
Agradecimentos especiais a empresa ADM TECNO JR, a Coordenação do Curso de Administração na pessoa da Profª. Maria Alice Doria, a todos os professores engajados nesse projeto.





















Lidando com pessoas em uma empresa. O desafio de se estabelecer, manter e melhorar os relacionamentos interpessoais

Por Rodolpho Sá Viana Figueiredo

Todas as empresas apresentam algumas características comuns. Uma delas, e talvez a mais importante, é que possuem pessoas em sua estrutura organizacional. O desafio de se estabelecer, manter e melhorar os relacionamentos interpessoais, método de comunicação e relacionamento que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas, é sempre um obstáculo a ser vencido por todos na organização. Jornadas cada vez mais longas, funções acumuladas e necessidade constante de aperfeiçoamento estão na lista de profissionais de todas as áreas e cada vez é mais difícil manter o equilíbrio. Em muitos casos, os cargos de liderança ainda ficam com quase a totalidade desta responsabilidade, sendo assim, este profissional deve entender um pouco sobre as características de cada tipo de personalidade, conhecer um pouco de cada uma das pessoas que irá liderar, para se adaptar a cada grupo na busca dos objetivos da organização.

Com o dia a dia de trabalho nas empresas é possível observar três tipos de personalidades, que são o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a  individualidade pessoal e social de alguém. Dentre estas características, cabe citar:

a) as insubmissas: geralmente possuem uma resistência em obedecer algumas regras da empresa por achar que as mesmas são desnecessárias. São criativos, tem alto nível de conhecimento sobre suas tarefas, tem um bom poder de argumentação e uma implicância aos cargos superiores. Com o insubmisso deve-se sempre buscar a parceria, ouvir suas opiniões para que o mesmo se sinta co-autor das decisões e não um simples executor, pois, sendo assim, seu poder de argumentação será usado de forma positiva na organização;

b) as inseguras: em geral fazem tudo o que são mandados, não questionam e não opinam, mesmo que já saibam de algum detalhe que poderá trazer insucesso ao solicitado. Estão sempre demonstrando motivação. Não gostam de mudanças e tem seu foco em agradar a todos e, principalmente, a seus superiores como forma de sua manutenção na organização. Com o inseguro deve-se ter cautela na busca de informações, pois os mesmos irão responder de acordo com o que eles acham ser a resposta que mais irá agradar. São ótimos motivadores de campanhas internas e sua lealdade deve ser aproveitada;

c) o competidor: eles têm sede pela vitória, são competitivos e querem ser sempre os melhores no que estão fazendo. Porém, se acham sempre melhores do que realmente são, têm dificuldades no trabalho em equipe, pois não reconhecem os talentos dos outros, são proativos e sempre trazem ideias novas. O melhor caminho a ser seguido com o colaborador que não abre mão de competir sempre é ter cautela ao colocá-lo em um cargo de liderança. No entanto, suas ideias e suas opiniões são sempre relevantes e devem ser levadas em consideração.

A teoria de Carl Jung, que, em 1927, no livro “Tipos Psicológicos”, afirmava que a personalidade humana pode ser composta por diversos fatores, que combinados tipificariam a personalidade de cada um é bem adequada para o momento e dá base ao que está sendo aqui colocado. Estudos complementares de Katherine Briggs Myers e de sua filha Isabel Briggs Myers também corroboram com a argumentação do presente artigo. Donas de uma fábrica nos Estados Unidos, elas utilizaram seus próprios fundamentos para realizar a seleção dos seus colaboradores. O que começou com uma brincadeira entre mãe e filha tornou-se um estudo sério, sendo a base para do Indicador Myers Briggs dos Tipos de Personalidade.
De acordo com tal indicador, o tipo de personalidade pode ser identificado por meio de quatro critérios excludentes. Ou seja, a cada critério, ou você é um ou outro. O primeiro é se você é extrovertido ou introvertido; o segundo se é sensorial ou intuitivo; o terceiro se é pensador ou sentimental; e, o quarto, se é julgador ou perceptivo.

Todos têm um pouco destes três tipos de personalidade, porém uma sempre ressalta e, daí, a necessidade de uma observação especial a cada caso. Todos possuem pontos fortes e fracos. O grande desafio e sempre incentivá-los a usar os pontos fortes e não deixar os pontos negativos atrapalharem. Entender que cada personalidade foi construída durante toda a vida do indivíduo e atua como um tipo de escudo é fundamental. Tentar mudá-la na marra não trará bons resultados e promover conflitos por conta disso fará com que a organização perca pessoas importantes.

Escolher uma profissão que combine com seus traços de personalidade pode ser um caminho mais feliz para o sucesso, porém não o único.

Rodolpho Sá Viana Figueiredo é Administrador com MBA em Gestão de Negócios e Inovação. Também presta consultoria e desenvolve softwares administrativos.

FONTE: CFA

Administrador participe do Movimento Brasil Profissional

banner-brasil-p-2013.jpgMovimento Brasil Profissional: ADM a sua participação fará a diferença! Participe!

Vamos unir forças para mudar o Brasil. Movimento Brasil Profissional: ADM a sua participação fará a diferença. 
ASSINE AGORA - brasilprofissional.adm.br

Pela profissionalização e moralização da gestão nos serviços públicos.
7097 assinaram Mobilize-se

O poder da liderança feminina

        
A figura feminina foi desmistificada ao longo dos anos. A imagem estereotipada da mulher como dona de casa foi deixada de lado e a ideia de líder foi implantada no cenário desse gênero, tornando-as assim, destaque em questões administrativas. A advogada e política Christine Lagarde que atualmente é a diretora-gerente frente do FMI (Fundo Monetário Internacional), é um dos maiores exemplos de que elas estão aptas a assumir grandes cargos.
As mulheres se acentuam nos campos que atuam. Os fatores que justificam esse fenômeno são os mais diversos possíveis, e ao associa-los à empresariedade, por exemplo, pode-se classifica-los como sendo intuição, sensibilidade, visão sistêmica, detalhista, paciência, eficiência e principalmente o poder de persuasão.  Essas características as tornam lideres mais qualificadas, pois conseguem ter uma visão mais ampla de um negócio, fazendo com que se comunique com mais precisão.
         Outro fator que as realça é o alto nível de escolaridade. Fazendo uma comparação entre gêneros, e analisando os dados do IBGE sobre os anos dedicados a educação, vê-se que entre as pessoas com 12 anos ou mais de estudo, a participação feminina é de 56,9% contra 43,1% masculina. Ou seja, elas são instruídas o suficiente para assumirem um cargo de chefia devido à propriedade argumentativa que adquiriram durante sua formação acadêmica.
         O poder persuasivo é uma das particularidades femininas mais utilizada e que mais traz retornos positivos. A mulher usa desse artifício para atingir suas metas, tanto intrinsecamente como coletivamente. A persuasão pode ser muito útil na hora de se tornar um diferencial no mercado de trabalho, o próprio Carlos Drummond de Andrade afirmou que “Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer”, ou seja, elas conseguem influenciar ao máximo de maneira positiva o ambiente que compõem, devido ao perfeccionismo e ao cuidado, características que corriqueiramente são associadas à esse grupo.

         É notório que a ascensão feminina no cenário gerenciador aumenta gradativamente ao longo dos anos. O essencial é saber que elas estão cada vez mais preparadas para atuar em qualquer área que demonstrarem interesse, pois já mostraram que são autossuficientes e qualificadas em todos os quesitos para assumir cargos de liderança.


                                                                                      Calila Santos

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Parabéns Profissionais de Administração!

A administração científica, o X e o Y da questão e os sistemas políticos

Discutir o sentido das ações que permeiam o trabalho do Administrador passa por desenvolver um olhar epistemológico da “ciência” da administração. O valor das aspas está na referência precisa ao texto de Genauto Carvalho de França Filho, professor da Universidade Federal da Bahia, onde, além de questionar o objeto de estudo da administração, a divide em três campos do conhecimento: técnicos, funcionais e dos estudos das organizações. Sendo a primeira voltada para o desenvolvimento de metodologias para o trabalho de gerência; as funcionais, de igual modo, buscando desenvolver ferramentas de gestão aplicáveis a departamentos e setores da organização e, por fim, os estudos organizacionais, que buscam compreender o universo organizacional, bem como o que move o seu bom funcionamento.
Para ler o artigo completo produzido pela professora Eliane, clique aqui.
Eliane Assunção é professora do Curso de Administração nas Faculdade Juvênio Terra e FTC, e gerente da Coordenação de Gestão de Pessoas da PMVC.